ESTATAIS DESPEJARAM MAIS DE
R$ 1,48 BILHÃO NA MÍDIA EM 2013
O gasto das empresas estatais com publicidade alcançou o
valor recorde de 1,48 bilhão de reais no ano passado, informa reportagem desta
quarta-feira (17) do jornal Folha de
S. Paulo. Entre 2000 e 2013, segundo levantamento do jornal com base em
dados fornecidos mediante decisão judicial pelo governo, as despesas das
estatais com publicidade cresceram 65% – para 15,7 bilhões de reais. Os valores
foram corrigidos segundo o IGP-M, calculado pela Fundação Getúlio Vargas.
Petrobras, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil
respondem por 86% do total gasto pelo governo federal com publicidade. A verba
destina-se à promoção das empresas em rádio, TV, jornais, revistas e internet.
Não foram contabilizados os gastos com patrocínio cultural e esportivo. No
período, foram gastos 4,6 bilhões de reais com publicidade da Petrobras, 4,5
bilhões com a Caixa, 4,2 bilhões com o Banco do Brasil e 1,3 bilhão de reais com
os Correios.
Como informou o jornal O Estado de S. Paulo em julho, em
2014, ano de disputa eleitoral, os gastos com publicidade da Petrobras
aumentaram 17% no primeiro semestre em comparação ao mesmo período do ano
passado, saltando de 132 milhões de reais em 2013 para 154 milhões de reais nos
seis primeiros meses de 2014. O orçamento médio mensal de propaganda da
companhia quase triplicou em maio e junho se comparado ao intervalo de janeiro
a abril. A curva ascendente ocorre após a crise envolvendo negócios da
companhia e às vésperas do prazo de suspensão das publicidades institucionais
das empresas estatais.
As médias mensais de gastos com propaganda da Petrobras
passaram de 15,5 milhões de reais, de janeiro a abril, para 46 milhões de
reais, em maio e junho. Até abril, as despesas eram inferiores às do ano
passado – somavam 62 milhões, contra 90 milhões de reais em igual período de
2013. No mesmo mês, a estatal foi contratada pela União para produzir em quatro
áreas do pré-sal e também atingiu o pico de extração de petróleo na região.
A estatal mudou o tom de suas campanhas publicitárias em
abril, tornando-as mais nacionalistas, quando passou a adotar o slogan "A
gente é mais Brasil", em substituição ao anterior, "Gente. É o que
inspira a gente". A adoção de uma frase que pudesse associar a Petrobras
ao sentimento de nacionalidade e a avanços econômicos decorrentes do pré-sal se
deu justamente na esteira da descoberta do petrolão – megaesquema de corrupção
operado pelo PT na estatal.
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