domingo, 14 de setembro de 2014

Dilma promete 6 mil creches, mas entrega 7 até agora


GOVERNO CONCLUI APENAS 379
DAS 6 MIL CRECHES PROMETIDAS 
Das cerca de 6 mil creches e pré-escolas prometidas pelo governo federal para serem entregues até o final de 2014, apenas 7% foram concluídas. A entrega desses empreendimentos foi uma das promessas eleitorais da então candidata Dilma Rousseff na campanha eleitoral de 2010. Os empreendimentos são realizados por meio do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). Os dados foram levantados pelo Contas Abertas no último Balanço do PAC 2 e englobam o que foi realizado entre janeiro de 2011 e abril de 2014. A segunda etapa do programa vai ser finalizada em dezembro deste ano.
Das 5.772 creches e pré-escolas previstas para serem finalizadas durante o PAC 2, apenas 379 estão concluídas. Do total, 578 estão em ação preparatória, ou seja, o empreendimento contratado, em processo de envio ou análise de documentação para a contratação. Outras 2.415 iniciativas estão em licitação de obra, mas sem ordem de serviço. Além disso, 582 creches e pré-escolas já foram selecionados, mas estão em processo de envio ou análise de documentação para a contratação (em contratação).
O sistema de seleção de construção de novas creches para os municípios tem prioridade nas cidades com mais crianças fora da sala de aula. O prefeito indica o terreno onde a creche vai ser construída e elabora projeto mostrando as necessidades de vagas naquela localidade. Depois, o governo avalia o projeto, e, se ele for aprovado, repassa a verba para a construção.
No começo do ano passado, no programa “Café com a Presidenta”, Dilma afirmou que o governo estava investindo para aumentar o número de creches no país inteiro. “Até o final de 2014, o nosso compromisso é construir 6 mil creches, contratá-las e pagá-las com recurso do Tesouro Nacional”, afirmou a presidente.
A maior parcela das creches prometidas pelo governo federal está localizada no estado de Minas Gerais: 603. Em São Paulo, até abril de 2014, 571 creches estavam previstas. Completam o ranking os estados da Bahia, Paraná e Ceará, que possuem 520, 342 e 309 creches autorizadas para a construção. (Com o portal Contas Abertas)

Nenhum comentário: