segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Convenção PCdoB



MPE QUER LINDBERGH E JANDIRA
FORA DAS ELEIÇÕES ATÉ 2020
A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) abril processo contra o senador e candidato a governador Lindbergh Farias (PT), o candidato a vice-governador Roberto Rocco (PV) e a deputada federal e candidata à reeleição Jandira Feghali (PCdoB). Os três políticos respondem a uma ação de investigação judicial (AIJE) proposta pelo procurador regional eleitoral Paulo Roberto Bérenger por abuso de poder político e econômico em um evento organizado pelo PCdoB em 26 de junho.
Com a ação, a PRE pede que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) condene os candidatos à cassação dos registros (ou eventualmente de seus diplomas) e à declaração de inelegibilidade nos próximos oito anos. Para o procurador regional eleitoral, o relatório de fiscalização do TRE demonstra os abusos cometidos no evento divulgado pelo PCdoB e pela coligação Frente Popular em apoio ao lançamento da chapa de Lindbergh e Rocco à disputa do governo do estado.
“Não foi um encontro fechado de um partido ou coligação, mas um verdadeiro abuso do direito dos políticos em escolher o candidato para a disputa ao governo”, afirma o procurador regional eleitoral Paulo Roberto Bérenger.
“O abuso de poder econômico se caracteriza seja pelo dinheiro gasto na realização do evento, seja na quantidade de pessoas, até mesmo crianças, em evento que deveria ser em ambiente fechado ao público.”
Embora responsáveis pelo evento tenham alegado que ele constituiria reunião partidária, os fiscais do TRE avaliaram que não foi o que ocorreu. Entre as provas citadas nos relatórios, estão as listas de participantes com nomes de não filiados e a presença de crianças no público estimado pela Polícia Militar (PM) em 7 mil pessoas.
Pelos relatos dos fiscais, a deputada federal Jandira Feghali incitou os participantes do evento a desobedecerem a proibição do evento pela juíza coordenadora da fiscalização da propaganda. Apesar de ser candidatar ao Senado pela coligação Frente Popular, o deputado federal Romário não figura como réu por falta de provas contundentes de ter participação efetiva no evento.

Nenhum comentário: