segunda-feira, 28 de julho de 2014

O Amuleto de Ogum (Parte 2/10)



CAXIAS COMEMORA NESTA TERÇA 40

ANOS DO FILME "AMULETO DE OGUM"

Será nesta terça (29) que Duque de Caxias irá comemorar, no Teatro Municipal Raul Cortez, os 40 anos do lançamento do filme “O Amuleto de Ogum”, diretor Nelson Pereira dos Santos, que se destaca na história do cinema nacional como um dos maiores cineastas de nosso país.  Na sua filmografia consta mais de 20 filmes, entre os quais “Mandacaru Vermelho” (1961), “Vidas secas” (1963), e “Amuleto de Ogum”,  este inteiramente rodado em Duque de Caxias, em que a residência do falecido deputado Tenório Cavalcanti serviu como set de filmagens, além de  Rio 40 Graus”, “Na Estrada da Vida” (1980), “Memórias do Cárcere” (1984) e “Brasília 18%” (2006), sua obra mais recente. 
Em sua longa e produtiva carreira, Nelson Pereira dos Santos recebeu vários prêmios nacionais e internacionais, fundou a graduação de Cinema da Universidade Federal do Rio de Janeiro e foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 2006 - aliás, foi o primeiro cineasta a alcançar esse feito.
De família italiana, Nelson nasceu no bairro do Brás e foi criado no Bixiga, em São Paulo. Mesmo formado em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco, na capital paulista, o cinema sempre lhe despertou paixão e interesse. Acabou escolhendo o Rio de Janeiro como lar e foi lá que, após ser assistente de direção dos diretores cariocas Paulo Wanderley e Alex Viany, filmou o seu primeiro longa, “Rio 40 Graus” (1955), considerado precursor do movimento do chamado Cinema Novo no país.
Na programação organizada pelo Cine Club Mate com Angu para comemorar os 40 anos do filme, será prestada uma homenagem póstuma ao ator, diretor e roteirista Chico Santos, autor do roteiro original em que se baseou Nelson Pereira dos Santos para rodar a saga de um nordestino que garantia que, apesar das várias tentativas de homicídio que sofrera, nunca morreria de tido pois tinha o corpo fechado num terreiro em Caxias. Chico Santos foi o fundador da produtora Índio Filmes, que produzia em Duque de Caxias jornais em películas para serem exibidos nos cinemas, durante os intervalos das sessões.

Nenhum comentário: