segunda-feira, 21 de abril de 2014

ALMOÇO DA ARQUIDIOCESE DO
RIO QUASE ACABA EM SURURU 
Um desentendimento envolvendo policiais do serviço reservado da Polícia Militar (P-2) e os desalojados do terreno da OI, que ocupam o estacionamento da Catedral Metropolitana, no centro do Rio de Janeiro, desde a madrugada de sexta-feira (18), quase faz com que o tradicional almoço da Páscoa, promovido todos os anos pela Arquidiocese do Rio, acabasse em confusão.
A confusão teve início quando a comida começava a ser servida na parte externa da Catedral, localizada na Avenida Chile e os desalojados perceberam a presença de policiais da P-2 que estavam monitorando a movimentação no interior de um carro descaracterizado.
Um grupo resolveu tomar satisfações com os PMs e um dos desalojados foi acusado de desacatar um policial, chegando a ser colocado dentro da viatura. Houve reação     e princípio de tumulto, mas o rapaz conseguiu ser retirado do interior da viatura, que chegou a ter os vidros quebrados. 
A situação só foi controlada com a intervenção de um dos padres que trabalham com dom Orani Tempesta e com a chegada de policiais do Batalhão de Choque. Dom Roberto, a pedido do arcebispo, solicitou que os policiais deixassem o local e os ânimos se acalmaram.
A ocupação do pátio da Catedral Metropolitana pelos desalojados havia levado a Arquidiocese do Rio a cancelar a programação da Semana Santa e somente hoje (20), a Arquidiocese confirmou a manutenção do tradicional almoço, que teve início por volta das 11h30, quando cerca de 1.200 quentinhas foram servidas à moradores de rua e aos próprios invasores.
Com o cancelamento da programação, não ocorreu a também tradicional vigília do Sábado de Aleluia, assim como a encenação do Auto da Paixão de Cristo, marcado para a noite de sexta-feira (18) - evento que ocorre há 45 anos nos Arcos da Lapa.
A ocupação levou à Arquidiocese alterar toda a programação. A missa que estava prevista para às 10h de hoje na Catedral Metropolitana foi celebrada pelo cardeal-arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta em uma paróquia de Padre Miguel, na zona oeste da cidade.
Dom Orani esteve na Catedral na parte da manhã para entregar as quentinhas, chegou a conversar com alguns moradores de rua, mas deixou o local sem falar com os jornalistas. (Nielmar de Oliveira - Agência Brasil) 

►CAMPO DO TRICOLOR REPAGINADO
A prefeitura de Duque de Caxias está recuperando um dos maiores campos de grama sintética da Baixada Fluminense, localizado no bairro Centenário, no primeiro distrito. O Campo do Tricolor como é conhecido por causa do time de futebol local, está passando por reforma geral. Vai ganhar novo alambrado, iluminação e vestiário para atender os atletas, além de nova grama sintética. A região, após a ocupação do Complexo da Mangueirinha por forças de segurança, vem recebendo total atenção do governo municipal, com obras de infraestrutura, saúde e lazer e serviços.
Esta semana operários da secretaria municipal de Obras estão preparando a base do campo, preparando a drenagem para o recebimento da grama sintética. Do lado da Avenida Dr. Manoel Reis, a calçada está sendo recuperada e será transformada em calçadão, criando uma área de lazer para os moradores da região. Também está sendo construído um quiosque para atender a população de idade mais avançada com mesas para jogos e iluminação para lazer à noite.
Morando no bairro Centenário desde 1964, Odelin de Oliveira de 67 anos diariamente visita o canteiro de obras e conversa com operários. “Estou gostando do trabalho da prefeitura. Ele está cumprindo a promessa que fez aos moradores. Além das melhorias no Centenário as obras do hospital Duque estão em andamento. Sua reabertura vai facilitar os moradores da região, que não precisarão mais procurar atendimento médico nas UPAs ou no Hospital Dr. Moacyr do Carmo. A verdade tem que ser reconhecida”, disse o aposentado. (A Fotos: Letícia Passowski)

►A ARTE NAIFE INVADE A CÂMARA DE CAXIAS
O Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, o Programa de Pós-Graduação em Letras e Ciências Humanas e o Curso de História da UNIGRANRIO realizam no fim deste mês uma exposição sobre A ARTE NAIF DE NOELI ROCHA: CO-MEMORAR!, no Salão de Exposições do referido Instituto, A abertura serfá no próximo dia 29 29 (terça-feira),  a partir das 16 horas e 30 minutos, do dia 29 de abril de 2014. 
No mesmo dia, entre 10 e 12 horas, na Sala de Audiovisual do Instituto Histórico, ocorrerá a gravação de Entrevista Pública com a artista Noeli Rocha, moradora de Mesquita, na Baixada Fluminense. Suas obras, no estilo naif são  inspiradas em histórias e relatos de sua mãe. Por isso mesmo, são frequentes nas telas, temas como: brincadeiras, cirandas, danças e demais manifestações da memória coletiva, que expressam aspectos da cultura popular.

Nenhum comentário: