sexta-feira, 25 de setembro de 2009

BAIXADA URGENTE

BANDO DESAFIA A POLÍCIA
E ATEIA FOGO EM ÕNIUBS


Traficantes que controlam a venda de drogas na Favela da Mangueirinha, em Duque de Caxias, mas oriundos da Vila Cruzeiro, na Capital, atearam fogo num coletivo da empresa Vera Cruz que fazia a linha “Hospital Infantil-Centenário”, na noite desta quinta-feira, por volta das 19:30h. O incêndio só foi controlado pelos bombeiros e pela PM por volta das 21:00 horas. Testemunhas disseram que dezenas de motoqueiros, fortemente armados, pararam o ônibus na Rua Cel Alberto de Melo, num dos acessos à favela, mandaram todos os passageiros descerem e jogaram gasolina sobre o veículo. Após várias tentativas infrutíferas de queimar o ônibus, um dos bandidos apontou um fuzil para o motor do coletivo e abriu fogo, ocorrendo então uma explosão e consequente a queima do ônibus.
Os traficantes que controlam a “Mangueirinha” vem impondo o terror no bairro Centenário, chegando, inclusive, a fazer disparos de fuzil em direção ao quartel do 15º BPM, já tendo atingido um motoqueiro que passava pelo viaduto da Rua Manoel Reis, que passa ao lado daquela unidade militar, atingindo, ainda, o funcionário de um supermercado que fica ao lado do viaduto. O motoqueiro só escapou com vida porque usava capacete, que amorteceu o impacto da bala.

PROJETO DA FICHA LIMPA
RECEBE APOIO DE 1,3 MI
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) conseguiu reunir as 1,3 milhão de assinaturas (1% do eleitorado) necessárias para enviar ao Congresso o projeto que impede a candidatura de políticos com a “ficha suja”. De acordo com o secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, as assinaturas, que fazem parte da Campanha Ficha Limpa, serão entregues na próxima terça-feira (29) ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer.
“Esperamos que o Congresso possa aprová-la rápido”, afirmou o bispo.
O dia da entrega das assinaturas também marca os dez anos da primeira lei de iniciativa popular do Brasil - a Lei 9.840/99 - que trata do combate de compra de votos e do uso eleitoreiro da máquina administrativa, e a partir da qual surgiu o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, também responsável pela Campanha Ficha Limpa.
Durante a entrevista coletiva, o presidente da CNBB condenou a proposta de mudança na lei do divórcio e a possibilidade de reabertura dos bingos. Dom Geraldo afirmou que, mesmo que a reabertura dos bingos gere empregos, “o tráfico também dá empregos para muita gente nem por isso vamos estimulá-lo”.

RÁPIDAS

• O projeto torna inelegíveis candidatos com condenação em primeira ou única instância e também os que tiverem denúncia recebida por um tribunal ou que renunciaram a seus mandatos para escapar de punições. O projeto foi lançado em abril do ano passado, na assembleia da CNBB, e a coleta de assinaturas teve início em julho de 2008.
• O projeto refere-se a quem já foi condenado em primeira instância por crimes como homicídio, tráfico, trabalho escravo, estupro e formação de quadrilha, por exemplo. A lei ainda propõe que crimes de colarinho branco sejam julgados por um órgão colegiado e não por um único juiz e que o político ameaçado de cassação que renuncie ao mandato fique inelegível por oito anos.
• Para que essas regras passem a valer a partir da próxima eleição (2010), seria necessária a aprovação do projeto até o dia 2 de outubro. “De qualquer maneira, a lei estando aprovada permitiria ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral] elaborar regras com muito mais apoio do que tem hoje na legislação em vigor” afirmou dom Dimas.
• A Comissão de Constituição e Justiça do Senado discute ontem (24), em audiência pública, a possibilidade de os eleitores revogarem os mandatos políticos, como prevê proposta de emenda à Constituição do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). O direito de revogação também é conhecido na gíria política como recall, palavra de origem inglesa que quer dizer revogação. O mecanismo seria um direito do eleitor que considerasse ruim a atuação do político que elegeu.
• A CNBB pretende agora formar um grupo de trabalho para discutir a reforma política. “Reforma política, crise de Estado, não é assunto para ser tratado somente em alguns círculos, é assunto para ser tratado de maneira ampla envolvendo os vários segmentos da sociedade civil”, afirmou o presidente da instituição, dom Geraldo Lyrio Rocha. Ainda não há previsão de uma data para o início das reuniões do grupo.
• Fiscais das Secretarias de Fazenda e Transportes de Duque de Caxias lacraram nesta quinta (24) as portas de uma empresas que operava irregularmente com empréstimos e comercializavam ouro. A empresa ocupava três salas no número 88 da Rua Mariano Sendra dos Santos, em frente ao terminal rodoviário do Shopping Center, no centro de Duque de Caxias. As salas estavam fechadas pois os funcionários fugiram antes da chegada dos fiscais. A operação foi acompanhada por fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento.
• Mais 11 pessoas morreram vítimas de influenza A (H1N1) - gripe suína - no estado do Rio de Janeiro, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado ontem (24). Com isso, o total de mortos pela doença chega a 92 desde o início da epidemia.Duas vítimas moravam no Rio de Janeiro, duas eram de Campos, e as demais nos municípios de Macaé, São Fidélis, Volta Redonda, Niterói, Nilópolis, Angra dos Reis e Petrópolis. Sete eram mulheres, incluindo duas gestantes, uma adolescente de 16 anos e uma menina de 6 anos.
• Os casos ora divulgados pela Secretaria de Saúde ocorreram no final de julho e durante o mês de agosto. Os números referentes a setembro ainda não foram informados. Os principais sintomas da gripe suína são febre acima de 38 graus, tosse seca, dor no corpo e dor de garganta. Aos primeiros sinais, é preciso procurar atendimento médico urgente. A melhor prevenção é evitar aglomerações e lavar sempre as mãos.
• Cerca de quinhentos estudantes da rede municipal de Duque de Caxias participaram da “Semana Nacional do Trânsito”, realizado pelo Detran nesta quinta (24), na Praça do Pacificador, onde foi montada uma exposição de automóveis antigos, muitos dos quais com mais de 50 anos. Os estudantes também participaram de oficinas sobre trânsito e sobre como atravessar corretamente na faixa de pedestre. Os mais novos participaram de oficina de desenho cujo tema era o trânsito.
• Em menos de duas horas mais de 100 adolescentes se cadastraram no programa “Próximo Passo”, que promove a qualificação de jovens para o mercado de trabalho, durante o pré-lançamento do programa “Operação Dignidade”, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizada nesta quinta (24), na Praça da Emancipação, no centro de Duque de Caxias.. • O projeto “Operação Dignidade” conta com o apoio da Promotoria da Infância e Juventude, da 14ª Brigada do Corpo de Bombeiros Militar, do 15º Batalhão de Polícia Militar, além de outras organizações governamentais e não-governamentais. A principal meta é o fomento de iniciativas que permitam a inclusão social em vários segmentos da sociedade que necessitem de assistência.
• Uma das tendas instaladas ao lado do mergulhão, para a realização do projeto “Forró na Feira”, não resistiu às chuvas da noite de segunda-feira e foi ao chão. Segundo a Secretária de Cultura, Ana Jansen, responsável pelo projeto, as instalações foram feitas por uma empresa contratada pela fábrica de bebidas que patrocina o forró e a tenda foi substituída nesta quinta-feira, de maneira que o forró possa funcionar neste fim de semana.

TUDO ATRAPALHA AS OBRAS
DA PRESIDENTE KENNEDY
Um edifício ao lado do viaduto do Centenário, que deveria ser desapropriado pelo Governo do Estado para ser demolido, continua atrapalhando as obras de duplicação da antiga Estrada Rio-Petrópolis, que o DER começou ainda no governo de Rosinha Garotinho para ajudar a eleição de Washington Reis. A estrada, construída entre 1926 e 1928, tem mais de 64 quilômetros entre o Rio e Petrópolis, mas o DER está há mais de 4 anos tentando duplicar um pequeno trecho, de cerca de 15 km, entre o viaduto do Centenário e Campos Elíseos, no entroncamento com a antiga Variante, atual BR-040.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

BAIXADA URGENTE

CONGRESSO PROMULGA
A PEC DOS VEREADORES

Em sessão solene, o Congresso Nacional promulgou nesta quarta (23) a Emenda à Constituição Nº 336/2009, conhecida como PEC dos Vereadores, que aumenta o número de vereadores em mais 7.623 cadeiras. Com isso, o número de vereadores no país deve passar dos atuais 51.988 para 59.611.
A PEC também prevê que os efeitos serão retroativos a 2008. Assim, muitos vereadores eleitos no pleito passado, mas que ficaram como suplentes, poderão tomar posse. No entanto, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, anunciou que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), caso a Justiça Eleitoral comece a dar posse aos suplentes. A OAB considera a medida inconstitucional.
De acordo com o presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, a PEC “chegou tarde para entrar em vigor nesta Legislatura”. Ele lembrou que o TSE respondeu a uma consulta, em 2007, no qual era questionado se os efeitos da emenda só valeriam se ela tivesse sido aprovada antes do processo eleitoral.
“Nessa consulta, de junho de 2007, foi dito pelo TSE, de forma unânime, que a emenda constitucional não retroage. O novo número de cadeiras parlamentares fixadas por ela tem de ser submetido a uma convenção partidária, o que se dá entre 10 e 30 de junho do ano da eleição. Vale dizer, nos termos dessa consulta, que a emenda atual chegou tarde para entrar em vigor na corrente legislatura”, acrescentou.

MPF DENUNCIA PETROBRÁS POR
DANOS À BAÍA DE GUANABARA



Os danos ambientais que atingiram uma colônia de pescadores na Baía de Guanabara, causados pela colocação de dutos de gás e a construção de terminais pela Petrobras na Baía de Guanabara, motivaram o Ministério Público Federal (MPF) a propor uma ação civil pública contra a estatal. Na ação, o procurador da República Lauro Coelho Júnior pediu uma indenização de R$ 1.395,00, pelo prazo de 18 meses, a cada uma das 96 famílias de pescadores do município de Magé. O total da ação é de R$ 2,4 milhões e objetiva a reparação pelos danos morais coletivos causados aos pescadores artesanais.
“Queremos que os pescadores sejam indenizados pelos prejuízos causados pela vedação da pesca na Praia de Mauá, em Magé. Esse impacto ambiental, pelas obras de colocação de dutos submarinos, impede que os pescadores trabalhem”, disse Coelho Júnior.
Segundo o procurador, apesar do impacto ter sido previsto no licenciamento ambiental, não foi proposta nenhuma indenização pelo prejuízo causado aos pescadores. Pelo mesmo motivo, também foi arrolado na ação o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por ter concedido a licença ambiental para a Petrobras sem estabelecer a obrigação de reparação pelos danos. Como operadoras das obras, foram ainda incluídas na ação as empresas GDK e Oceânica, que formam o consórcio GLP Submarino. O início das obras representou um desastre para a atividade pesqueira da colônia em Magé, segundo o presidente da Associação Homens do Mar da Baía de Guanabara (Ahomar), Alexandre Anderson Souza.
“Estão causando prejuízo e inviabilizando a pesca na região, pois a obra causa impactos irreversíveis. De início, nos impedem de pescar na nossa área de atividade, pois utilizam muitas embarcações de apoio e impossibilitam o acesso de nossos barcos, que precisam fazer contornos de até dois quilômetros para chegar ao local”, afirmou o pescador.
Alexandre denunciou ainda que a quantidade de pescado diminuiu em até 70%, prejudicando o sustento das famílias. Os motivos seriam os trabalhos de dragagem próximo ao manguezal, que causam revolvimento do lodo, além do movimento intenso de grandes embarcações. Tudo isso, segundo ele, acaba afugentando os peixes.
A Petrobras respondeu, por meio da assessoria de imprensa, que não foi citada judicialmente e que desconhecia os termos da ação.

RÁPIDAS

• Durante a votação em segundo turno da PEC, terça-feira, muitos suplentes de vereadores estavam na galeria do Senado. O deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), contrário ao aumento do número de vereadores, chegou a lembrar aos suplentes que a intenção de tomar posse era uma “ilusão”.
• Ontem, após a promulgação, deputados e senadores cantaram o Hino Nacional e, logo em seguida, e o Parabéns pra Você para o presidente da Câmara, Michel Temer, que comemorava aniversário.
• A Procuradoria Geral da República (PGR) ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), no Supremo Tribunal Federal (STF), contestando a nova redação do Artigo 225 do Código Penal, pela qual o Ministério Público só poderá pedir abertura de ação penal nos crimes de estupro se resultarem em lesão corporal grave ou morte, se houver representação da vítima ou de seu representante legal. A única exceção são os casos que envolvem vítimas vulneráveis ou menores de 18 anos.
• A vice-procuradora-geral da República, Débora Duprat, ressaltou que a nova redação do artigo ofende o princípio da razoabilidade. Para ela, nos crimes que resultem em lesão grave ou morte, a ação penal é pública incondicionada.
• A PGR pede concessão de liminar que suspenda a alteração da ação penal incondicionada pela ação penal condicionada à representação até que o STF julgue definitivamente a alteração do artigo.
• A Prefeitura acaba de criar criou o Pólo de Tecnologia em Desenvolvimento para Sistemas Móveis, que vai funcionar na Secretaria Municipal de Educação (SME). Essas incubadoras universitárias se instalarão na cidade com o compromisso de aproveitar os trabalhadores de Duque de Caxias.
• Das 49 empresas inscritas, 11 já deram entrada na documentação para se estabelecer na cidade. A expectativa é de que sejam gerados mais de mil empregos diretos e indiretos, quando todas estiverem instaladas em Duque de Caxias.
• Todas as empresas do polo são oriundas de incubadoras universitárias como a UFRJ, PUC/RJ e o Cefet e vão produzir softwares para celulares. Os empreendedores têm idades entre 25 a 30 anos e formação técnica das mais respeitadas universidades do país.
• Cada empresa deve contratar pelo menos quatro trabalhadores, se comprometendo, também, em contribuir para que eles tenham prioridades em cursos de capacitação para melhorar o desempenho profissional.
• Um novo software, o Rede SMS, em fase de testes, poderá ser usado pela própria Secretaria de Educação para enviar mensagens simultâneas para pais de alunos, professores e estudantes. “O uso do torpedo tem baixo custo, no máximo R$ 0,08, muito mais barato que uma ligação telefônica, pois não cobram tributo, o que o torna muito mais atraente”, garantiu José Augusto, responsável pelo pólo..
• Um dos produtos do Pólo é um cartão de crédito pré-pago, produzido pelo Grupo Idéia, já está sendo apresentado ao consumidor. É um cartão de crédito, que pode ser recarregado através de uma ligação do telefone celular. O cartão de crédito pré-pago tem autonomia de armazenamento de até R$ 9.999,99 e trabalha com todos os bancos do país, através das redes Visa e Mastercard.
• Também garante a segurança do consumidor, pois não leva o nome, nem o CFP do cliente. Se for roubado ou extraviado, pode ser bloqueado através de uma ligação do aparelho celular, e, o principal, não tem como ser clonado. O Polo Tecnológico vai contar com quatro técnicos de gestão empresarial para orientar empresários e clientes em busca de informações sobre os produtos.
• A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão em todo o território nacional da fabricação, distribuição, do comércio e uso do sabão líquido perfumado Pom-Pom Super Clean. O sabão é fabricado pela empresa Detergol Detergentes Goiás Ltda, com sede em Goiânia. A suspensão foi motivada pela falta de registro e de autorização da Anvisa para que a empresa fabrique cosméticos, produtos de higiene e perfumes. A resolução entra em vigor hoje.
• Será realiado nesta sexta (25) o III SEMINÁzRIO DE MEIO AMBIENTE DE XERÉM, no
auditório do C. E. Barão de Mauá, em Xerém. O tema deste ano será “ÁGUA – Um tesouro a ser preservado”, que será debatido a partir de 8:30h. Na segunda parte do Seminário, a partir das 14 horas, será debatida a “Criação do Parque Municipal de Xerém”.
• Apesar do descaso das autoridades responsáveis pela preservação do meio ambiente, os rios de Xerém ainda fornecem parte da água consumida em Duque de Caxias e na Zona da Leopoldina, através das chamadas “Linhas Pretas”. Foi para garantir o fornecimento de água à antiga Capital da República que foram construídos os ramais ferroviários de Xerém e Tinguá.
• O Instituto Histórico da Câmara de Duque de Caxias abre suas portas nesta quinta-feira (24)para a 12ª Mostra de Primavera. A exposição marcará a comemoração pelo 13º aniversário da Associação dos Artistas Plásticos de Duque de Caxias e ficará aberta ao público, até o dia 9,sempre das 10h às 17h.
• Na abertura, acontece também a narrativa de Hellenice Ferreira fará uma contação de histórias de textos autorais (de Viviane Mosé e Carlos Drummond de Andrade), fazendo valer a máxima de que ler é uma aventura, e por que não dizer, uma ventura. Durante a exposição, os artistas vão expor suas obras e revelar de que forma visualizar o tema. O acervo conta com obras que retratam momentos da chegada das flores.

NOVA JORNALISTA NA BAIXADA
Devido ao escândalo em torno da entrevista do prefeito Zito sobre a má utilização dos enterros gratuitos, passou desapercebido dos leitores do “DC News” a estréia de uma nova colunista. Trata-se da Sra. Claise Maria Zito que, além de comandar a Secretaria de Ação Social, ainda encontrou tempo para escrever uma coluna de pagina inteira naquele jornal, que está completando 15 anos.
A nova colunista (foi) foi beneficiada pela decisão do STF, que suspendeu a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista. Ela segue a mesma trajetória do presidente Lula, que está distribuindo uma coluna em mais de 80 jornais do interior, buscando um contato direto com o eleitor com vistas à sucessão presidencial.
Por aqui, até onde a vista pode alcançar, o objetivo da nova coleguinha é disputar uma cadeira de deputada nas próximas eleições, de preferência uma das 46 de deputado federal em Brasília.
Ao mesmo tempo em que a Primeira Dama se arrisca como colunista, a deputada federal Andréia Zito começa a enfrentar os primeiros problemas para disputar a reeleição. Na última sexta-feira, ela realizou na Câmara de Duque de Caxias, como presidente da CPI que investiga o desaparecimento de crianças e adolescentes na Baixada, uma audiência pública para ouvir as mães de 7 crianças.
Pela importância do tema, a audiência deveria merecer ampla cobertura da mídia, o que não ocorreu. Ao que parece, a guerreira Andréia Zito começa a colher os frutos plantados por seu pai e prefeito, que vem estimulando a candidatura da Primeira Dama e madrasta da deputada, numa concorrência nada amistosa em família.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

BAIXADA URGENTE

MARINA RECONHECE OS
AVANÇOS DE FHC E LULA
A senadora Marina Silva (PV-AC) afirmou que o próximo presidente do Brasil deve reconhecer os avanços da gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e
que não necessariamente terá que romper com as conquistas dos últimos 16 anos. Marina elogiou os avanços nas áreas econômicas e social dos governos do PSDB e do PT, respectivamente.
Em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, Marina afirmou que as conquistas na área econômica, relacionadas à estabilização da moeda “deverão continuar”. Em relação às políticas sociais, a senadora disse acreditar na continuidade de programas de transferência de renda, mas com mudanças. “Não apenas a inclusão, mas a evolução, para que as pessoas não dependam para sempre do Bolsa Família. Tem que haver um processo de libertação das pessoas de qualquer tipo de dependência em relação ao Estado”, disse.
Marina disse que ainda não é candidata pelo PV e evitou falar diretamente sobre as possíveis propostas eleitorais. Ao comentar quais deverão ser as prioridades do próximo governo, a senadora somou às tradicionais plataformas da educação e saúde à necessidade de investimentos em desenvolvimento sustentável, pesquisa e produção tecnológica.
Marina evitou comentar os projetos de regulamentação do pré-sal enviados recentemente ao Congresso e disse que “vai se debruçar” sobre as propostas com os colegas de bancada.
A senadora reafirmou a sua posição contrária à energia nuclear – que considera cara e insegura – defendeu a geração eólica, solar e hidráulica e sua gestão à frente do Ministério do Meio Ambiente, que chegou a ser apontada como entrave para a aprovação de novas usinas hidrelétricas.
“As pessoas não estavam acostumadas a cumprir os procedimentos corretos. No caso das usinas do Madeira, por exemplo, se não fossem as condicionalidades, o lago seria oito vezes maior”, disse.

PROCURADORIA DA REPÚBLICA
DEFENDE A CASSAÇÃO PELO TSE

A Procuradoria-Geral da República encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer contrário à ação ajuizada pelo PDT que contesta a competência originária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para julgar recursos contra a expedição de diploma aos governadores, vice-governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Para o PDT, os
recursos contra a diplomação de candidatos eleitos devem ser julgados primeiramente pelos tribunais regionais eleitorais, para somente depois, em grau recursal, subirem para análise do TSE.
No seu parecer, a Procuradoria Geral sustenta que a orientação do TSE vem se mantendo por quase quatro décadas, embora possa haver posicionamento divergente de algum ministro. Segundo o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, os questionamentos à competência jurisdicional do TSE em relação aos recursos contra a expedição do diploma não se sustentam, uma vez que o instrumento seria mais adequado para garantir imparcialidade nos julgamentos que ameaçam mandatos.
“A apreciação da medida em questão diretamente pelo TSE, além de propiciar um julgamento mais célere, tende também a ensejar a possibilidade de uma decisão mais imparcial, porque salvaguarda de pressões locais indevidas”, ressaltou Gurgel.
Há uma semana, o ministro Eros Grau concedeu liminar na ação, que suspendeu até decisão final do plenário do STF, a tramitação de todos os recursos contra expedição de diplomas em eleições estaduais e federais originados e em tramitação no TSE. Quatro governadores que enfrentam processos de cassação no tribunal foram beneficiados pela liminar: Marcelo Déda (PT-SE), Roseana Sarney (PMDB-MA), Anchieta Júnior (PSDB-RR), e Ivo Cassol (sem partido-RO).
O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, disse ter ficado surpreso com a liminar e lembrou que, ao se manifestar sobre o tema durante julgamento da cassação do ex-governador do Maranhão Jackson Lago no TSE, Eros Grau votou em sentido contrário à tese da liminar ajuizada pelo PDT.
Eros Grau argumentou que a liminar “não tem nada a ver com o mérito” e se tratou apenas da definição de um tema que deve ser discutido pelo STF. O plenário do Supremo vai julgar se referenda ou não a decisão liminar do ministro no dia 30 de setembro. Além do PDT, figuram como interessados na ação o PMDB, o PRTB, o PPS e o PR.

RÁPIDAS

• José Serra (PSDB) continua a liderar as intenções de voto para a Presidência da República em 2010, segundo pesquisa Ibope divulgada ontem (22) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Essa é a segunda vez em que a pesquisa faz uma simulação de cenários eleitorais para 2010. A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 14 deste mês, com 2.002 eleitores, em 142 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
• Apesar de Serra continuar liderando o ranking, o percentual dos entrevistados que votariam nele caiu de 38%, na apuração de junho, para 34%, no levantamento atual. No caso da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, também houve queda, de 18% para 15%, nesse mesmo intervalo de tempo.
• O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) teve um desempenho melhor do que o da pesquisa anterior – passou de de 12% para 17% nas intenções de voto. A vereadora por Maceió Heloísa Helena (P-SOL) ficou em quatro lugar, passando de 7% para 10%. A senadora Marina Silva (PV-AC), incluída pela primeira vez na pesquisa, ficaria com 6% dos votos. Brancos e nulos chegaram a 14%, contra 13% da pesquisa anterior. O percentual de indecisos caiu de 12% para 10%.
• Quando o nome governador paulista é trocado por Aécio Neves, também do PSDB, o deputado Ciro Gomes lidera, com 25% das intenções, e a ministra Dilma fica em segundo lugar, com 16%. Aécio Neves ficaria com 12%, seguido por Heloísa Helena (11%) e Marina Silva (8%). Votos brancos e nulos chegariam a 16%. O percentual dos que não souberam responder é de 12%.
• No caso da disputa entre José Serra, Ciro Gomes, Dilma Rousseff e Marina Silva, os percentuais seriam, respectivamente, de 35%, 17%, 15% e 8%. Votos brancos e nulos seriam de 19%. Os que não souberam responder somaram 10%.
• No cenário entre Ciro Gomes, Dilma Rousseff, Aécio Neves e Marina Silva, os percentuais são de 28%, 18%, 13% e 11% respectivamente. Nesse cenário, votos brancos e nulos seriam 19% e os indecisos, 12%.
• Os primeiros números da campanha de vacinação anti-pólio, realizada no sábado, apontam para mais de 40 mil crianças, de zero a 5 anos, imunisadas contra a doença. A vacinação continua nos postos de saúde, pois foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.70 mil doses da gotinha que salva da paralisia infantil
• As vacinas estão disponíveis no Centro Municipal de Saúde, no PAM 404, na Maternidade de Xerém, nos postos do programa Saúde da Família (PSF) e nos seguintes unidades: Vila Operária, Alaíde Costa, Campos Elíseos, Antônio Granja, Sarapuí, Pilar, Saracuruna, Imbariê, Parque Equitativa e Xerém. (Foto: Everton Barsan)
• O presidente do Condomínio dos Diários Associados, Álvaro Teixeira, defendeu que os recursos da exploração do pré-sal sejam aplicados no desenvolvimento social, mais precisamente na educação. Para ele, é importante que se garanta que os recursos cheguem “no destino, sem se perder nos caminhos da burocracia”. Ele reivindicou que haja diferenciação do Fundo Soberano e o Fundo Social, para o qual iriam os recursos da exploração do pré-sal.
• Segundo ele, o Fundo Soberano, por ser considerado assim, pode ficar ao sabor “do gestor do momento” e deve ter regras claras e cautelosas para garantir o melhor retorno ao país. ”Não podemos correr o risco de financiar no exterior atividades que não tenham o retorno financeiro para o povo do Brasil”.
• Fiscais da Secretaria de Transportes e Serviços Públicos (SMTSP) e da Guarda Municipal interditaram no sábado (19) uma construção irregular na Estrada São Lourenço, esquina com Rua Castro Lima, no bairro Capivari. No local, um terreno invadido com mais de mil metros quadrados, estava sendo construída uma meia-água anexa a um trailer.
• O terreno invadido fica num dos acessos ao futuro Arco Metropolitano, também conhecido como “Trans-Amapá”, obra incluída no PAC que corta a antiga Fazenda Penha-Caixão, região que terá uma grande valorização quando a obra for concluída.

RAUL CORTEZ COMEMORA
ANIVERSÁRIO COM BALLET
Com patrocínio do Sistema Firjan, a Escola de Dança Petite Danse apresenta nesta quarta-feira (23) o espetáculo Giselle, uma das maiores obras do romantismo no balé clássico. O evento, que também faz parte do projeto social “Dançar a Vida”, acontece no Teatro Municipal Raul Cortez, na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias e a apresentação do espetáculo faz parte da programação de 4º aniversário do teatro. Com início às 17h, os convites estão sendo distribuídos pelo SESI e a entrada franca.
A narrativa sacro-musical de Giselle se dá em dois atos e foi originalmente composta pelo francês Adolph Charles Adam (1803-1856), com coreografia de Marius Petipá, Jules Perrot e Jean Coralli. A remontagem brasileira, assinada por Patrícia Salgado, tem 36 bailarinos da Companhia Jovem de Dança Petite Danse e da Companhia Jovem Dançar a Vida.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

BAIXADA URGENTE

DEPOIS DE TRAIR A POLÍCIA
CABRAL ENGANA O MAGISTÉRIO


O blog SACADAS DO JP (http://www.sacadasdojp.blogspot.com/) resolveu entrar na campanha do magistério contra a incorporação, como foi feita pelo governo, do abono da Nova Escola, criado por Garotinho. Para começar, o blog reproduziu a carta enviada há 3 anos pelo então senador Sérgio Cabral Filho a todos o professorado do Estado do Rio, pedindo votos e prometendo mundos e fundos. Agora, alegando que o Estado está sem fundos, Cabral resolveu apagar todas promessas, do mesmo modo como fez em relação às Polícias Civil, Militar e Bombeiro.
Eis a carta do candidato-senador:

“Rio de janeiro, 23 de setembro de 2006”.

Caro(a) Professor(a):

Como candidato a Governador do Estado, elegi como prioridade a educação, pois penso que não se constrói uma nação sem que se dê uma formação adequada às crianças e aos jovens.
Acredito que a melhoria do sistema educacional se faz, além dos investimentos na infra-estrutura de sala de aula, com o investimento no professor. Só é possível se oferecer às nossas crianças e aos nossos jovens uma educação de qualidade com professores bem remunerados, capacitados, motivados e com garantia do recebimento de aposentadoria e pensão dignas.
É por isso que me dirijo a você para assumir os seguintes compromissos, que considero mais importantes, na área da educação:
- Reposição das perdas salariais dos últimos 10 anos;
- Manutenção do atual plano de carreira com inclusão dos professores de 40 horas;
- Descongelamento do plano de carreira dos funcionários administrativos;
- Fim da política de gratificação do Nova-Escola e incorporação do valor da gratificação ao piso salarial;
- Fim da política dos abonos;
- Abono das greves e paralisações;
- Fim das terceirizações e contratos precários e abertura imediata de concurso público para professores e funcionários.
Minha vida pública é pautada pela independência. Não tenho compromisso com absolutamente ninguém, a não ser o povo do meu Estado. A Secretaria de Estado de Educação no meu Governo terá como titular pessoa com histórico na área de educação e vínculos com o magistério.
Conto com seu voto para Governador. O meu compromisso é o de fazer da educação do Estado do Rio de Janeiro um modelo para todo o País.
(as.) SERGIO CABRAL FILHO

GABEIRA NÃO PERDOA ZITO
Segundo a coluna “Panorama Político” de “O Globo”, publicada no último sábado (19), o deputado Fernando Gabeira garante que não tem a menor disposição (nem dinheiro) para ser candidato a governador em 2010, preferindo viajar pelo País em companhia da senadora Marina Silva. Quem ficou mal na história foi o prefeito Zito, que “descobriu” que Gabeira não tem cheiro de povo.

RÁPIDAS

• O juiz Mário Euzébio Mazurek, da 2ª Vara Cível e Fazenda Pública de Macapá, suspendeu ontem(21) a condenação imposta pela Justiça do Amapá ao ministro da Advocacia-Geral da União, José Antonio Dias Toffoli (foto), indicado na última semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga aberta com o falecimento do ministro Menezes Direito.
• Toffoli tinha sido condenado, junto com outras três pessoas, em primeira instância pelo juiz Mário César Kaskelis - juiz substituto da mesma Vara de Mazurek -, a restituir aos cofres do estado R$ 420 mil. O magistrado considerou ilegal a contratação do escritório de Toffoli para prestar serviços de advocacia ao Amapá. A licitação ganha pelo escritório do chefe da AGU não teve participação regular da Comissão Permanente de Licitação do estado. A decisão do juiz Mário Mazurek foi tomada após Toffoli apresentar recurso contra sua condenação.
• No próximo dia 30, Toffoli será sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Ele precisa ter o nome aprovado na CCJ e também pelo plenário do Senado para que sua nomeação ao STF seja confirmada.
• Do seu nada vasto currículo, consta que, em 1994 e 1995, ele disputou por duas vezes, ambas sem sucesso, uma vaga de juiz de primeira instância em São Paulo em concursos de ingresso à magistratura. Ele não foi aprovado como candidato a juiz de 1ª entrância, mas nada impede que seja Ministro do Supremo.
• Xerém se prepara para o III Seminário de Meio Ambiente, que será realziado na próxima sexta-feira, no Colégio Estadual Barão de Mauá. Foi ao lado desse colégio que a Prefeitura autorizou a construção de um posto de gasolina, altamente prejudicial ao meio ambiente.
• O III Seminário pretende repetir o sucesso de 2007, que teve como tema principal “Desmatamentos e Ações Legais em Defesa do Meio Ambiente”, e contou com a presença da Superintendência do IBAMA-RJ, Secretaria Estadual do Ambiente, Direção da Rebio-Tinguá, organizações ambientalistas e educacionais.
• Em 2008, o Fórum abordou o tema “Destinação de resíduos sólidos no município de Duque de Caxias e como a população pode contribuir para esse debate”, onde contou com a presença de representantes do Estado e do Município, assim como do CTR de Nova Iguaçu. As duas edições reuniram um público de cerca de 600 pessoas, com uma participação efetiva das escolas da região e da população em geral.
• O vice-prefeito Jorge Amorelli, representando o prefeito, participou no sábado1 da Plenária Municipal de Saúde Ambiental que aconteceu no sábado, 19 na Unigranrio. O evento tem como objetivo fomentar o debate tomando como ponto de partida às características demográficas, epidemiológicas, socioeconômicas, geográficas, ambientais e culturais que compõem o território.
• Amorelli, que é médico, alertou para a importância de se abrir debates acerca da saúde ambiental. “A maioria dos agravos à saúde está relacionada com a degradação do meio ambiente” ressaltou.

CAXIAS ABRE MIL VAGAS
PARA O CENSO DE 2.010


Nada menos que 1.146 vagas foram abertas em Duque de Caxias pelo IBGE para a realização do Censo Demográfico de 2010. O trabalho é temporário e as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado estão abertas dese ontem (21) e se estenderão até 6 de outubro. Os candidatos aprovados vão realizar diversas atividades ligadas ao Censo Demográfico 2010, em Duque de Caxias, e o trabalho deve se prolongar por um período de 7 meses a 12 meses. Para se inscrever, o candidato deve ter o ensino médio completo e idade mínima de 18 anos na data da contratação.
Os salários estarão divididos por função: Agente Censitário Administrativo (ACA), R$ 760,00; Agente Censitário Supervisor (ACS) e Agente Censitário de Informática (ACI), R$ 900,00; Agente Censitário Municipal (ACM), R$1.150,00 e Agente Censitário Regional (ACR), R$ 1.600. Os valores das inscrições variam entre R$ 18, R$ 22 e R$ 30.
As inscrições podem ser feitas na Internet, no site
http://www.cesgranrio.org.br ou nas agências dos Correios. Outras informações podem ser obtidas no site www.ibge.gov.br – basta clicar na frase “Trabalhe conosco no Censo 2010” e seguir as orientações.

domingo, 20 de setembro de 2009

BAIXADA URGENTE

INSEGURANÇA ATRAPALHA
O SONHO OLÍMPICO DO RIO


A primeira página do jornal “O Dia” da última quinta-feira, em que um motoqueiro abandona o veáiculo para fugir do tiroteio, em plena Zona Sul do Rio de Janeiro, pode atrapalhar o sonho dos Jogos Olímpicos de 2016. Afinal, um governo que não consegue garantir o direito de ir e vir em um bairro frequentado por turistas, não terá condições de garantiar a segurança de mihares de atletas e de visitantes, que acompanharm de pergo a realização do maior evento esportivo do Mundo. Enquanto os bandidos impunham o terror, o governador passeava em Paris a pretexto de lançar um guia turístico de uma multinacinal francesa, que seria, a princípio, uma maneira de divulgar as belezas naturais da antiga Capital do País. Sérgio Cabral só esqueceu de firmar uma trégua com os traficantes e milicianos até que a escolha do COI seja conhecida. Esse sujspense terminará, impreterivelmente no dia 2 de outrubro próximo.

ZITO POÍBE BILHETINHOS
NOS ENTERROS GRATUITOS


Uma prática nacional, o uso de bilhetinhos de políticos para resolver os problemas dos eleitores, acaba de ser condenada por nada menos que o prefeito Zito, que já foi vereador, presidente da Câmara, deputado estadual e prefeito por duas vezes. Em entrevista ao jornal “DC News”, o prefeito acusou 14 políticos, a maioria do seu grupo, de utilizarem o serviço de sepultamento gratuito, destinado a famílias carentes, em proveito de cabos eleitorais. Consultada pelo editor do blog, a Assessorai de Imprensa do prefeito confirmou não só as declarações de Zito, mas também a proibição de interferência política na concessão de serviço funerário gratuito, que é prestado diretamente pela Secretaria de Serviços Públicos.
Para Zito, os sepultamentos são gratuitos exclusivamente para famílias realmente carentes e que comprovem tal situação por meio de informações precisas perante a Secretaria de Serviços Públicos, em necessidade da interferência de políticos do governo ou da oposição. Resta esperar, agora, a reação dos 21 vereadores e dos deputados que sempre utilizaram suas ligações políticas para obter benefícios para seus correligionários.

RÁPIDAS

• Ao contrário do que vem fazendo com o prefeito de Nova Iguaçu, Sergio Cabral não poderá pedir a Lula que impessa o Presidentge Obama de fazer lobby em favor de Chicago, uma das cidades que disputam com o Rio a sede dos jogos olímpicos de 2012
• A desastrada e desastrosa entrevista de Zito ao jornal
“DC News” reabriu antigas feridas, principalmente em relação à eleição de Mazinho, no início do ano. Afinal, em Política como na vida real, o almoço nunca é de graça.
• A deputada Andréia Zito promoveu, sexta-feira (18), na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, uma audiência da CPI
sobre o adesaparecimento de crianças na Baixada. O fato estranho é que nem a Assessoria da Câmara, muito menos da própria Prefeitura, informaram previamente à Imprensa, como é corriqueiro nesses casos, a realizçaão de tal audiência.
• Presidente da CPI que investiga esses desaparecimentos, a deputada federal do PSDB preferiu vir a Duque de Caxias, seu domicílio eleitoral, ouvir os familiares das crianças desaparecidas, pois eles teriam mais tranquilidade e facilidade de deslocamento. O que não ocorreriam se tivessem de ir a Brasília.

• O silêncio em torno da iniciativa de Andréia Zito pode ser consequência da luta que ela trava para ser candidata à reeleição, pois disputa espaço com a nova madrasta, a Secretárai de Ação Social Claise Zito.
• O brasileiro ainda não está bem informado quando o assunto é saúde, de acordo com a diretora científica da Associação Médica de Brasília, Glória Maria Andrade. Durante a 9ª Feira de Saúde de Brasília, ela alertou que o sistema de saúde brasileiro “ainda é falho” e que o desafio é substituir a medicina que cura pela medicina preventiva.
• “A medicina curativa teve seu papel no século passado, mas prevenir é muito melhor (e mais barato) que curar. Falta educação. A população tem que se sentir responsável”, disse. Segundo Glória Maria, o objetivo da feira é levar à população informações educativas e preventivas sobre a saúde com foco na qualidade de vida.
• “A saúde é um bem de todos, um direito do cidadão. Está na Constituição e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é muito mais do que o físico,é o bem-estar social também”, completou.
• A gripe suína é um trágico retrato da medicina praticada no País. Enquanto os demais países buscavam produzir uma vacina para imunizar a população, a Secraetaria de Saúade do Estado preferia apelar para o 0800, recomentando que as pessoas com suspostamente infectadas pelo virs A1N1 não
deveriam procurar os potso de saúde, meuito menos os hosptiais. Em casa, elas estaraim mais protegidas.
• Enquanto isso, o Governo do Estado utiliza as verbas do SUS para alugar conteineres, ao preço unitário de R$ 800 mil por mês de aluguel, além de contratar pessoal através de ONGs ou cooperativas, ao invés de implantar um programa de prevenção e controle da doença. Foi assim com a Dengue e, agora, com a gripe suina.
• Os contratos de locação dos conteineres das UPAS (foto) têm vigência só até o dia 31 de dezembro de 2010. Se Sérgio Cabral perder a reeleição, o novo governador tomará posse dia 1â de janeiro de um Estado que não dispõe de unidades de saaúde próprias para garantir um mínimo de atendimento. Sem
falar da canabalização dos hospitais, icnlusive federais, agora sob o comando do biólogo Oscar Berro. Tudo sob o patrocinio de Lula e o silencio do PT.
• O deputado federal Geraldo Pudim (PMDB- RJ) apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido de declaração de justa causa para deixar a legenda pela qual foi eleito em 2006. O pedido será analisado pelo ministro Marcelo Ribeiro.
• A alegação do parlamentar é a de sofrer discriminação pessoal por parte da direção da legenda, depois de não ter aceitado posicionamento do diretório do PMDB fluminense que exigia apoio à reeleição do governador Sérgio Cabral.
• Pudim, que se declara simpatizante da candidatura ao governo do ex-governador Anthony Garotinho, teme não ser escolhido em convenção partidária para concorrer à reeleição no ano que vem.


OS RIOS DA BAIXADA FORAM
TRANSFORMADOS EM LIXÕES

Uma pesquisa da Secretaria do Ambiente sobre o Rio Pavuna-Meriti, que corta a Baixada Fluminense, constatou que 45,83% dos moradores da região, ouvidos pelos entrevistadores, admitiram que os rios e canais que cortam a área são o destino do esgoto doméstico e que apenas 16,42% dos moradores jogam o lixo em locais apropriados. O estudo também revelou uma curiosidade: em meio ao lixo, carcaças de veículos e pneus, até mesmo jacarés, já foram vistos pelos moradores no Rio Pavuna-Meriti. O levantamento foi divulgado na última sexta-feira (18) pela Secretaria do Ambiente, na presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
O Rio Pavuna-Meriti tem 20 quilômetros (km) de extensão, estendendo-se desde o Campo de Gericinó, passando por Nilópolis, São João de Meriti e Duque de Caxias até desembocar na Baía de Guanabara. Ao longo do seu trajeto, recebe carga de efluentes domésticos e industriais, além de muitos resíduos sólidos, desde sacolas de lixo atiradas pela população ribeirinha até sofás, geladeiras e carcaças de carro.Durante a divulgação da pesquisa, a Secretaria do Ambiente entregou, em São João de Meriti, certificados aos 38 agentes ambientais que participaram de pesquisa. Iniciado em novembro do ano passado, o projeto abrangeu os municípios de Nilópolis, Duque de Caxias e São João de Meriti e já retirou 4.387 toneladas de lixo entre novembro de 2008 e abril de 2009 das margens e do Rio Pavuna-Meriti.