quinta-feira, 26 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

CHOQUE DE ORDEM ÀS
AVESSAS NO TRÂNSITO
A Secretaria de Serviços Públicos encheu o Departamento de Trânsito de figuras exóticas, que insistem em inventar problemas, ao invés de solução. Desde o Governo do Coronel Renato Moreira da Fonseca, nos anos 70, o trânsito da Av. Presidente Vargas flui sempre em regime de mão única no sentido da Av. Duque de Caxias para o viaduto Francisco Correa. Para permitir uma operação “tapa buracos” na Rua Conde de Porto Alegre, a turma dos jalecos amarelos resolveu reinventar a mão dupla na Av. Presidente Vargas. Embora as obras na Rua Conde de Porto Alegre, que liga as Avs. Brigadeiro Lima e Silva e Itatiaia, não fosse urgente, merecia um pouco de atenção pelos transtornos que causariam ao trânsito no centro da cidade. De apito na boca, a turma do jaleco resolveu inovar e estabelecer mão dupla na Presidente Vargas, sem antes sinalizar o local e avisar às empresas de ônibus que passam pelo local. O resultado até Lula poderia prever: um choque de desordem.
E foi justamente um veículo da Prefeitura que se chocou com um coletivo, nas proximidades da Praça Roberto Silveira (foto). Em caso de acidentes como este, o normal é chamar a Guarda Municipal ou a PM para fazer um registro da ocorrência, tendo em vista os danos materiais e até pessoais. Ocorre que a turma do jaleco, onipotentes e autoritária, chamou um GM apenas para obrigar o motorista do coletivo, que foi a vítima do choque com o carro oficial, a remover o “trambolho” que atrapalhava o trânsito. Além de despreparados, a turma do jaleco desconhece as leis de trânsito e age como se Duque de Caxias fosse uma cloaca. A confusão foi monumental e a conta vai acabar nas costas do prefeito. Aliás, com muita justiça, dado o princípio legal do “in vigilando”, pois ele não tomou precações adequadas antes de importar a incompetente, inclusive legalmente, turma do jaleco amarelo.

FORRÓ E FEIRA DE ARTESANATO
IRÃO PARA UM NOVO CALÇADÃO


O Forró na Feira e a Feira de Artesanato, que eram realizados na Praça Roberto Silveira, ganharam esta semana um novo cenário. Segundo informações do ex-candidato a vice de Zito, Laury Villar, a cidade ganhará um novo calçadão, que abrigará as duas atrações. Como Zito fazia questão da proximidade dos dois projetos com a feira de domingo, cuja maioria de barraqueiros e freqüentadores é constituída de nordestinos ou seus descentes, acabaram afastadas as opções do antigo supermercado, na Av. Plínio Casado, da Praça Humaitá, no bairro 25 de Agosto, e Praça da Apoteose, na Vila São Luiz. Nas negociações com a cervejaria que patrocinava o “Forró na Feira” ficou acertada a construção de um calçadão, aproveitando o espaço junto às plataformas de embarque da estação (foto), ao lado da Av. Presidente Vargas, uma das pontas da quilométrica feira de domingo. A cervejaria deverá começar na próxima semana a preparação do local, hoje coberto de brita, para que o zabumba e a sanfona voltem a alegrar os fins de semana dos nordestinos que moram na Baixada, como ocorria na Praça Roberto Silveira. Assim, até meados de abril, os forrozeiros voltarão a trabalhar, bem como os artesãos que vendiam seus produtos na Praça Roberto Silveira.

RÁPIDAS

• Zito já decidiu que a Feira dos Artesãos terá novas normas, de maneira a coibir a venda de produtos industriais e piratas, bem como a proibição de que apenas uma pessoa possar explorar duas ou mais barracas, como vinha ocorrendo. Só participarão da Feira quem for, realmente, autor do produto a ser comercializado no local, que é isento de impostos. É o Choque de Ordem na área.
• Será neste sábado, 28, o I ENCONTRO DE CONSCIENTIZAÇÃO TURÍSTICA DE XERÉM, que acontece no dia a partir das 8h30m no auditório do INMETRO, Xerém. É um projeto do Departamento de Turismo da Prefeitura e visa aproveitar sítios do 4º Distrito como referência para o turismo ecológico e histórico.
• Além dos mananciais que ainda abastecem parte do Rio de Janeiro, Xerém ainda conserva traços da colonização, como Igrejas e caminhos que levavam a Vila Rica. E o turismo traz empregos e riqueza sem afetar o meio-ambiente.
• A Universidade Unigranrio volta a colaborar com os contribuintes do Imposto de Renda. Cerca de 200 acadêmicos, além de 10 professores do curso de Ciências Contábeis (foto), darão plantão tosos
os sábados para tirar dúvidas e preencher a Declaração em Duque de Caxias, São João de Meriti e no Rio de Janeiro (Lapa e Vila da Penha), sempre das 9 às 16h, O atendimento na Unigranrio irá até o dia 25 de abril.
• Estão obrigados a declarar Imposto de Renda as pessoas físicas que receberam em 2008 acima de R$16.473,72 em rendimentos tributáveis (que pagam impostos). Quem teve rendimentos não-tributáveis ou isentos de impostos, acima de R$40 mil no ano passado, também terá de acertar as contas com a Receita.
• Segundo Paulo Sant’Anna, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unigranrio, haverá aumento no número de declarações, neste ano: “A Receita espera receber 25 milhões de documentos a mais em 2009”. Ele adverte aqueles que deixam tudo para a última hora: “O contribuinte que não entregá-la no prazo pagará multa e pode ter, inclusive, o CPF cancelado”.
• A Declaração de Imposto de Renda será realizada nos laboratórios de informática da Unigranrio, sempre no programa gerador da declaração no site da Receita Federal, gratuitamente. Basta levar a declaração de IRPF do ano anterior com protocolo de entrega, informe de rendimento da fonte pagadora, título de eleitor, CPF, além de um disquete. Este ano, o prazo vai até A Meia Noite do dia 30 de abril. Antes, o atendimento pela internet terminava às 20:00 horas
• A Câmara realiza na próxima terça-feira (31) uma solenidade no Teatro Raul Cortez, em comemoração ao “Dia Internacional da Mulher”, quando os vereadores entregarão Diplomas às personalidades femininas que se destacaram em 2008 nos diversos setores da sociedade. Serão 21 agraciadas.

ESGOTO BORBULHA NO CALÇADÃO

Nos últimos temporais, os comerciantes dos calçadões da Av. Nilo Peçanha e da Rua José de Alvarenga sofreram com a inundação. Passada a temporada de chuvas, eles enfrentam agora a falta de limpeza na galeria que leva os esgotos daquela região em direção ao rio Meriti. Na Rua José de Alvarenga, onde ficam algumas concorridas lanchonetes, a fedentina é insuportável, além do risco permanente de infecções provocadas pelo contato com o esgoto que reflui dos bueiros entupidos.

quarta-feira, 25 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

PESQUISA JÁ ACENDEU A LUZ
AMARELA NO GOVERNO ZITO

O galpão da Dr. Laureano ficou pequeno para tanta reclamçao


Zito não gostou nem um pouco do resultado da última pesquisa de opinião sobre os primeiros 60 dias do seu terceiro Governo, revelando que o índice de rejeição está muito próximo do que mostrava Washington Reis depois de dois anos de Governo. Para tentar achar os culpados pelo fraco desempenho de sua equipe, Zito reuniu o que se convencionou chamar de Grupo de Trabalho na segunda-feira, no galpão da Av. Dr. Laureano, sede de sua campanha eleitoral. Lá estavam mais de 600 pessoas, entre secretários, assessores e lideres comunitários que participaram da última campanha. Com o microfone ligado, desfilaram as queixas sobre diversos setores do Governo, principalmente a saúde, que foi o “calcanhar de Aquiles” do governo anterior. O fechamento do Hospital Duque de Caxias para reforma geral agravou um problema que já era bastante grave, pois o Hospital Moacyr do Carmo não está pronto, faltando a instalação de equipamentos, bem como uma ampla reforma nos postos de saúde dos bairros e Distritos, abandonados no governo passado para fortalecimento dos “Centros Sociais” dos candidatos a vereador da situação.
No primeiro encontro com o Secretário de Saúde do Estado, Sergio Cortes, Zito concordou que a situação da emergência do Moacyr do Carmo fosse estudada por um grupo de trabalho, mas o Governo do Estado decidiu que não vai ajudar o prefeito tucano a resolveu esse problema, agravado pelo fechamento do “Duque”. Não faltou, também, quem criticasse a manutenção de funcionários ligados ao antigo prefeito em cargos de chefia, enquanto a militância que ajudou Zito na campanha continua de fora do Governo. Como governar é administrar conflitos, Zito teve na segunda-feira uma bom exemplo das contradições do seu atual Governo. Como esta semana termina o “prazo de experiência” do secretariado, ou Zito dá um sacode geral ou vai continuar despencando nas pesquisas.

PRFEITO ACEITA DISCUTIR
A SITUAÇÃO DA FEIRINHA


Diante da repercussão negativa da derrubada nas 54 barracas da feirinha da estação ferroviária (foto), que funcionava há mais de 50 anos na Rua Prefeito José Carlos Lacerda, antiga Amaral Peixoto, no centro, emissários do prefeito procuraram os feirantes, propondo a volta da feira, mas com severas restrições quando ao tamanho das barracas. As antigas, removidas com ajuda de pás-carregadeiras, foram construídas pela Prefeitura durante o período em que o ex-senador Hydekel Freitas foi interventor federal do município, até que fosse revogada a Lei das Áreas de Interesse da Segurança Nacional. A ferinha funcionava em barracas improvisadas e o então Secretário de Serviços Públicos, Elias Lazaroni, propôs substituí-las por barracas padronizadas em chapa de ação. A Prefeitura também reformou a rede de esgotos e asfaltou toda a extensão da rua entre o Viaduto da Câmara e a Rua Barão do Triunfo. A proposta do prefeito não agradou aos feirantes: as novas barracas teriam 1,2 de largura por apenas 1 metro de profundidade, que não atenderiam à maioria dos feirantes. O impasse vai continuar até que a Justiça decida se a prefeitura podia, ou não, despejar os 54 barraqueiros que trabalhavam no local.

RÁPIDAS

• A diretoria da Grande Rio concordou em ceder a quadra para que a Service Clean possa fazer a homologação das rescisões do contrato de trabalho com os 3.127 empregados que trabalhavam para a prefeitura. A quadra está à disposição da empreiteira deste terça-feira e a cessão será por 15 dias.
• Segundo a direção do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Limpeza do município, a empresa prometeu agilizar a documentação junto à Caixa para a liberação do FGTS dos ex-empregados até amanhã. Se isso ocorrer, as rescisões poderão ser feitas a partir de segunda-feira.
• Justamente quando atingimos a marca de 300 mil acessos, conquistamos também uma importante parceria. Tratas-se do Portal de Duque de Caxias (
http://www.duquedecaxias-rj.com.br), que tem informações importantes sobre a segunda cidade do Estado do Rio em arrecadação de Impostos.
• A Mesa da Câmara dos Deputados criou segunda-feira (23), a Comissão
Especial que vai analisar o mérito da Proposta de Emenda à Constituição nº 270, de 2008, de autoria da deputada Andréia Zito (PSDB/RJ).
• A PEC 270 restabelece o direito do servidor aposentado por invalidez permanente ou que venham a se aposentar, de receber os proventos integrais com paridade ao pessoal da ativa, direito excluído dos servidores pela Emenda Constitucional 41/2003.
• “Agora, dependemos apenas que os líderes dos partidos indiquem os membros para compor esse colegiado para que aconteça a instalação da comissão, com definição do presidente dos trabalhos e do relator da proposta”, explica Andréia Zito.
• Dois homens morreram em confronto com Policiais Militares do 15º Batalhão, na favela Vai-Quem-Quer, no bairro Capivari na tarde desta terça-feira, em Duque de Caxias. Segundo a PM, os mortos eram traficantes e morreram em um confronto com integrantes do Grupo de Ações Táticas (GAT). Segundo o blog “Duque de Caxias On Line”, a Polícia apreende na operação um revólver calibre 38 e uma pistola 380 que pertenceriam aos bandidos mortos, além de cocaína, maconha e crack. O registro foi feito na 60º DP/Campos Elíseos.
• Será realizado neste sábado (28), a partir das 8h30m, o I ENCONTRO DE CONSCIENTIZAÇÃO TURÍSTICA DE XERÉM O Encontro é uma iniciativa do Departamento de Turismo da Prefeitura, vinculado à Secretaria de Esporte e Lazer e chefiado pelo Dr. Daniel Eugênio. É a primeira iniciativa da Prefeitura para cadastrar os pontos históricos e turísticos do Município, que resultará num roteiro destinado a incentivar o eco-turismo explorando o potencial do 4º Distrito, que ocupa parte do Parque do Tinguá. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones 2679-1105 (Lucia Helena) e 8383-7934 (Márcia Catita).
• Até novembro, 300 educadores de Duque de Caxias farão o curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A formação será destinada à capacitação de profissionais da área de educação sobre sexualidade, relações étnico-raciais, gravidez na adolescência e participação juvenil. O certificado será entregue em dezembro.
• O curso, com 24 horas presenciais e de 220 on line, contemplará as regiões metropolitanas da rede estadual de ensino e mais quatorze municípios do Estado do Rio de Janeiro. Para a secretaria de Educação do município, Maria de Lourdes Henriques, a formação atende as prerrogativas que compõem a política de formação continuada do professor de Caxias. “A formação dará ao mestre uma visão de igualdade e de respeito à diversidade e aos direitos, que são estruturas fundamentais para a reflexão sobre a cidadania”, enfatiza a secretária.
• As obras para a abertura de uma passagem direta do Viaduto Francisco Correa para o Shopping Center, que visa desafogar o trânsito na área da Praça do Pacificador, acabou provocando congestionamentos nos dois lados da cidade. Desde segunda-feira, enquanto os veículos procedentes dos bairros Itatiaia e Vila São Luiz ficaram retidos na altura da Funerária, os que chegavam à cidade encontravam o engarrafamento desde a decida do viaduto de acesso à Rodovia Washington Luis.
• O problema foi causado pela decisão da Secretaria de Obras de substituir o asfalto na descida do viaduto, em direção à Av. Governador Leonel Brizola, antiga Presidente Kennedy, serviço
que foi feito durante o dia e provocou a irritação de motoristas e pedestres.
• Na reunião do “Grupo de Trabalho” segunda-feira, havia tanta gente reclamando que Zito resolveu mandar fazer uma fila dos queixosos. Em poucos minutos havia uma extensa fila, com mais de 100 militantes, ávidos por reclamar diretamente ao prefeito o que julgava estar errado no Governo. Teve muito secretário com as orelhas ardendo depois da reunião, que durou cerca de 3 horas.

PREFEITURA RECOLHE CAÇAMBA
DE LIXO NO CENTRO DE CAXIAS


Uma caçamba de lixo, na Rua Genaro Lomba, que estava prejudicando o trânsito no Centro, foi retirada esta semana pela Secretaria de Transportes e Serviços Públicos de Duque de Caxias em mais um “Choque de ordem” na cidade. Em Santa Cruz da Serra, dois quiosques foram flagrados furtando energia elétrica. Os responsáveis foram notificados e terão que regularizar a situação junto à Ampla. Uma caixa d’água, de 72 mil litros, que também fornecia água de forma irregular para o comercio na Praça da Matriz, foi lacrada pela Prefeitura. Na Avenida Automóvel Clube, bicicletas que ocupavam as calçadas foram retiradas pela fiscalização. Uma borracharia, na Rodovia Washington Luis, foi fechada. O proprietário tem 15 dias para providenciar a documentação para voltar a funcionar. “As ações contra o comércio irregular serão permanentes”, advertiu o prefeito Zito (Foto: Edmundo Muniz/PMDC).

terça-feira, 24 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

ESCOLA NA VILA OPERÁRIA
EXPÕE OS ALUNOS A RISCOS

Embora situada no alto do morro, a Escola Estadual Vinícius de Moraes é inundada sempre que chove. Construída pelos próprios moradores ao longo de décadas, o prédio é feito de repetidos puxadinhos em forma de salas de aula, sem qualquer critério técnico. A escola só funciona pelo empenho dos alunos e a perseverança e a dedicação de professores e da direção. A cada chuva, as aulas são interrompidas, pois as salas são inundadas. O prédio é coberto por telhas de amianto, que há anos não recebem manutenção adequada, daí o excessivo número de goteiras. Essa é a situação descrita pelo presidente da Câmara, que recebeu a reclamação por parte de um aluno. Mazinho critica a propaganda que o governo do estado está fazendo no horário destinado ao PMDB, anunciando que todas as escolas terão ar condicionado até 2010. Para o presidente do Legislativo de Duque de Caxias, a propaganda do governo embutida, tal e qual um jaboti, no horário destinado ao partido do governador, é uma propaganda enganosa, pois a situação da Vinícius de Moraes se repete em outras escolas estaduais em Duque de Caxias. E ele promete iniciar esta semana uma série de pronunciamentos, denunciando as mentiras impingidas pelo governo do estado aos eleitores fluminenses.

NEM SÉRGIO CABRAL QUER
O MERGULHÃO DE CAXIAS

O Governo do Estado já deu como concluídas as obras do “mergulhão” sob a estação ferroviária no centro de Duque de Caxias, só faltando marcar a data para a entrega solene das obras. Embora com agenda apertada devido às seguida viagens ao exterior do governador, o que está retardando a inauguração do “monumental mergulhão” é decidir quem ficará responsável pela sua manutenção. A Supervia, que explora o transporte de passageiros, não aceita mais esse encargo. Por isso, o governador mandou oferecer o “mergulhão” a Zito, dando, por conta, algumas lojas que foram construídas junto com a passagem subterrânea, onde poderiam funcionar, por exemplo, alguns setores da Secretaria de Ação Social, como emissão de carteiras de trabalho, de identidade, cadastramento do bolsa família e mais alguns a serem criados.
O que dificulta as negociações é o custo da “operação”. Segundo pessoa ligada a Zito, a estimativa é de que o “mergulhão” vá custar cerca de R$ 100 mil por mês em salários do pessoal da segurança, limpeza e manutenção. Zito foi advertido, no entanto, para um verdadeira “bomba”. Como a finalidade da reforma da estação foi pavimentar a reeleição do prefeito Washington Reis, não foram tomados os cuidados necessários para uma obra de tal porte, a começar por uma sondagem de solo. Na hora da escavação do túnel, surgiu um “olho d’água” de grande força, que exigiu a construção de uma cisterna para coleta da água, além da instalação de um sistema de bombeamento dessa água para a rede pluvial da Av. Plínio Casado, que fica em nível mais elevado. Como não foi prevista a possibilidade de uma enchente na Av. Nilo Paçanha levar água da chuva até o mergulhão, que tem uma saída na Praça da Emancipação, há o risco de que o local seja inundado sempre que chover forte. E agora, Cabral?

Foi construida uma pequena cisterna para recolher a água do lençol freático, mas não pareviram a posível invasão das águas das chuvas.

RÁPIDAS

• Além do problema com o lençol freático, que a “bomba” no mergulhão não irá resolver, o vereador Mazinho identificou um outro, relativo à construção de um sobrado em área destinada a uma praça, na esquina das ruas Prefeito José Carlos Lacerda e Barão do Triunfo, onde também foi construído um mercado de peixe.
• Era sob esse sobrado que iria passar um braço do mergulhão, destinado aos carros que seguem da Av. Duque de Caxias em direção à Praça Roberto Silveira, que acabou não sendo construído. Esses problemas, segundo o presidente da Câmara, são frutos do improviso e da permanência de Sérgio Cabral no palanque, transformando cada palavra em um ato político em defesa da sua candidatura a vice-presidente da República, de preferência na chapa de Dilma Roussef.
• Os médicos associados à UNIMED/Caxias irão às urnas nesta quarta-feira (25) para eleger a nova diretoria da Cooperativa, que está sob intervenção da Agência Nacional de Saúde Complementar, correndo o risco de ser liquidada a qualquer momento, colocando em risco a vida e a segurança de quem comprou plano de saúde da instituição.
• A chapa autorizada pela Justiça é composta dos seguintes médicos: Alberto Zavão Lima, (Cardiologista)
Jorge Feres Succar Neto, (Otorrino), Enio Clapp Menezes, Ex-Secretário de Defesa Civil do Município, Antonio Misael Lustosa Pires, Perito Médico do INSS e Diretor da Afames, Marco Antonio Oliveira Appolinário, Médico da Prefeitura, Norberto Rodrigues Primiano, (Ginecologista), Mário Francisco Bianco, da Coordenação de Programas de Saúde do município, Lindomar Soares Dias, (Anestesista) e José Eduardo Moreira Barbosa, Sub-Secretário Municipal de Saúde.
• Comemorado no último sábado de março desde 2005, o Dia da Inclusão Digital no RJ será lembrado nesta quarta-feira (25), durante evento no Plenário da Assembleia Legislativa. Coordenada pelo autor da Lei que instituiu a comemoração, deputado Noel de Carvalho (PMDB), a cerimônia irá contar com a presença do vice-governador Luiz Fernando Pezão e de representantes das secretarias de de Ciência e Tecnologia e de Educação. “Se pretendemos uma sociedade mais justa, deve ser garantido à população o direito de acesso à informática, tanto no âmbito técnico e físico, quanto no intelectual”, justificou o parlamentar.
• Noel lembrou ainda que a inclusão digital está cada vez mais presente no dia-a-dia de nosso estado. “Recentemente o Poder Executivo distribuiu 50 mil notebooks com acesso de banda larga à internet para professores e alunos da rede pública estadual de ensino. Além disso, a comunidade do Morro Dona Marta, em Botafogo (zona Sul do Rio), tornou-se a primeira do Brasil com conexão gratuita de alta velocidade, sem fio, que vai beneficiar mais de 10 mil moradores”, citou.
• O Banco do Brasil terá que pagar R$ 1 mil de indenização a um cliente deficiente visual. Segundo sentença homologada pelo juiz Flávio Citro, do 2º Juizado Especial Cível do Rio, o banco terá 60 dias para efetuar o pagamento e remeter à residência de Flavio Gomes da Silva os extratos bancários, faturas ou quaisquer documentos impressos, assim como cartões de crédito, em linguagem Braile, sob pena de multa diária de R$ 50.
• “Ainda que a atividade do banco seja estritamente financeira e comercial, não se pode esquecer que há seres humanos no fim de suas atividades, as quais merecem respeito e acolhida. Não bastassem as dificuldades que um deficiente visual tem de passar, não seria razoável que todas as pessoas especiais demandassem judicialmente para ver seus direitos garantidos. As leis existem para que sejam cumpridas, principalmente quando pequenos serviços e gestos resgatam a dignidade da pessoa humana”, afirmou o juiz na sentença.
• A Service Clean deve começar sexta-feira (27) a homologar na Justiça do Trabalho as rescisões de contrato de 3.127 servidores terceirizados, demitidos em fevereiro em virtude do encerramento do contrato entre a empresa e a Prefeitura. Boa parte do pessoal prestava serviços na área de Saúde, inclusive no Hospital Infantil e no Centro de Saúde.
• O pagamento das verbas rescisórias já foi efetuado, em duas parcelas, depois que o Sindisprevi conseguiu um acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza e Asseio, que conseguira na Justiça do Trabalho o bloqueio do pagamento de R$ 3,4 milhões devidos oela Prefeitura à empresa. Superado o bloqueio judicial, a Prefeitura repassou os valores devidos por serviços prestados e a empresa honrou os termos da rescisão.
• Só falta, agora, a empresa comprovar que efetuou todos os recolhimentos devidos, inclusive os 40% da multa referente ao FGTS, pela demissão imotivada.
• Na próxima semana, o Sindisprevi deve encaminhar ao prefeito a lista de todos os servidores demitidos pela Service Clean. De acordo com uma fonte do Sindicato dos servidores da Previdência e Saúde, Zito prometeu rever as demissões, caso a caso, pois há servidores que trabalhavam há mais de 10 anos na prefeitura, havendo casos de senhoras com mais de 50 anos, que dificilmente conseguirão voltar ao mercado de trabalho.

DARWINISMO OU CRIACIONISMO?

A notícia mais curiosa desta semana veio da Espanha, onde um transexual está grávido de gêmeos. Ele não é o primeiro homem a engravidar, mas não de gêmeos. Segundo noticiário divulgado pela BBC-Brasil, Ruben Noé Coronado Jimenez - que nasceu mulher, de nome Estefânia - confirmou a gravidez de seis semanas e disse esperar o nascimento dos gêmeos em Setembro. Em declarações aos jornalistas ao lado da atual companheira, Esperanza Ruiz, 43 anos, explicou que decidiu engravidar apesar de estar num avançado processo de alteração do sexo.
«Queria ser pai e a minha mulher não podia engravidar», justificou Ruben, que ainda conserva os órgãos sexuais femininos, o que permitiu a inseminação artificial. O processo de inseminação foi realizado numa clínica privada espanhola e o parto deverá ser feito por cesariana.
Em Junho passado, o transexual norte-americano Thomas Beatie, que nasceu Tracy e mudou legalmente de sexo em 1998 mantendo os órgãos sexuais femininos, teve uma filha, gerada por inseminação artificial.
Beatie, de 34 anos, que vive com Nancy, 46 anos, anunciou em Novembro passado que engravidou novamente, prevendo-se o parto para Junho, de acordo com a cadeia de televisão norte-americana ABC.
Esse caso vem à tona justamente quando se comemora os bicentenário de nascimento de Charles Darwin e grupos religiosos decidem incluir a teoria do Criacionismo, baseado na Bíblia, na disciplina Biologia, misturando Ciência e Religião.

segunda-feira, 23 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

300 MIL ACESSSOS, A VITÓRIA
DA LIBERDADE NA INTERNET


Hoje queremos comemorar, compartilhar e agradecer a confiança dos internautas. Neste domingo, às 12:50h, atingimos 300 mil acessos ao Blog, que postamos, pela primeira vez, em 14 de outubro de 2005, como edição eletrônica da coluna “Caxias em 3x4”, publicada no jornal O Municipal, por iniciativa do jornalista Josué Cardoso, que começava a desvendar os mistérios em torno de uma nova ferramenta de comunicação: o Blog.
A postagem era quinzenal, acompanhando a edição do mais antigo jornal de Duque de Caxias, fundado por Euricles de Aragão em agosto de 1950. Só em agosto de 2006 o blog passou a ser diário, desvinculado do jornal, dada a falta de um jornal diário que retratasse a realidade de Duque de Caxias na entrada do Século XXI.
Mesmo enfrentando pressões políticas e problemas de saúde, inclusive com algumas passagens pelo CTI, fomos em frente. Como era uma nova experiência, decidimos que não haveria controle sobre os comentários postados pelos internautas-leitores, mesmo que optassem pelo anonimato.
Obrigado, pois, aos 300 mil amigos que conquistamos em pouco mais de três anos. De coração!

LIMINAR DA JUSTIÇA BARRA
O CONTINUISMO NA UNIMED

A eleição nesta quinta-feira (26) para a renovação da Diretoria da UNIMED/Caxias deverá ter chapa única, mas, ao contrário do que vinha ocorrendo nos últimos pleitos, a chapa será da oposição, que conseguiu liminar da Justiça bloqueando a chapa apresentada pelo grupo que hoje dirige a instituição e é acusada por associados de má gestão, o que teria ocasionado um desequilíbrio atuarial e financeira, que resultou na intervenção da Agência Nacional de Saúde Complementar em dezembro. Com a liminar, foram reabilitados médicos conceituados que haviam sido excluídos, de forma unilateral e preconcebida, do quadro daquela cooperativa de profissionais de saúde. Entre os eliminados, punidos por reclamaram o atraso no pagamento de seus honorários profissionais (a UNIMED atua como Plano de Saúde) e que reconquistaram na Justiça o direito de votar e ser votado como cooperativado, estão nomes como Iveraldo Pessoa, atual Subsecretário de Saúde do Município, e Antonio Misael Lustusoa Pires, que foi à luta, reuniu amigos e apoios, inclusive da Maçonaria, e conseguiu furar o “paredão” montado pelos atuais dirigentes da instituição. No caso da UNIMED/Caxias, os médicos adotaram como lema de campanha a frase que se tornou célebre nas eleições dos EE.UU.: Juntos, nós podemos.

RÁPIDAS

• À exemplo das antigas células do PCB, a direção municipal do PT se reuniu neste domingo em local incerto e não sabido pelos demais “companheiros” e tomou a drástica decisão de expulsar do partido os militantes que aderiram ao Governo Zito.
• Da lista de expurgo constam os Secretários de Segurança Pública, Zaqueu Teixeira, de Meio Ambiente, Samuel Maia, além de Fernando Ramos e Edinho. Como são democratas, os dirigentes do PT/Caxias ofereceram aos “desgarrados” a opção de pedirem para sair do Governo Zito.
• O estranho em tudo isso é que o Delegado Zaqueu Teixeira não é membro do diretório local do PT, sendo ligado à ex-senadora Benedita da Silva, enquanto o presidente do Partido, Secretário de Meio Ambiente no Governo anterior, foi denunciado publicamente por Samuel Maia de vender licenças ambientais para postos de combustíveis e donos de areais. Até agora, o ex-Secretário de Meio Ambiente não apresentou nenhuma explicação para essas denúncias. A expulsão está com cheiro de .........
• A decisão do prefeito de remover da Praça Roberto Silveira o Forró e a Feira de Artesanato continua provocando polêmica. Enquanto o deputado Dica pede ajuda ao governador para levar os dois projetos para o Restaurante Popular, assessores do prefeito buscam alternativas para o restabelecimento desses projetos, criados no primeiro governo de Zito. Um dos locais sugeridos é a Praça da Apoteose, na Vila S. Luiz, que conta com a simpatia do vereador Mazinho.
• A idéia não agrada, porém, a Zito, pois ele entende que o Forró tem uma ligação muito forte com a Feira realizada aos domingos, onde a influência de nordestinos é muito grande. Até a ida do forró e da feira de artesanato para a Praça Humaitá foi cogitada por um dos assessores do prefeito, mas acabou descartada, pois a Praça não atenderia a uma fuatura expansão do forró e da feira de artesanato. Diante do impasse, Zito continua à espera de uma idéia salvadora para que o zabumba e a sanfona voltem a tocar.
• Na sede do PSDB no Rio, onde participou nesta segunda-feira de uma reunião do prefeito Zito com outros membros do Diretório Regional do partido, o presidente da Câmara trocou figurinhas com a Secretária de Cultura do município, Ana Jansen, que está alinhavando um projeto para a criação de um grande Centro Cultural, que absorveria outros projetos, como o Forró e a Feira de Artesanato. Mazinho aprovou a idéia, que a Secretária de Cultura irá discutir com Zito nos próximos dias.
• O colunista Fernando Molica, em seu “Informe do Dia”, confirmou semana passada que Garotinho está tentando o apoio do PSDB para voltar ao Palácio Guanabara, fato já divulgado por este Blog. O que há de novo na informação do colunista é que Marcello Alencar e o deputado Luiz Paulo da Rocha estariam resistindo ao ingresso do ex-governador no ninho tucano.
• Garotinho tentaria, agora, a aprovação do alto comando do PSDB, tal como fez a direção nacional do PT para dobrar o partido no Rio e formar a dobradinha com Garotinho, tendo Benedita como vice.
• No caso dos tucanos, eles não dispõem de um nome de consenso e amplo apoio popular para enfrentar a máquina do governador Sério Cabral em 2010, sendo a resistência do ex-governador e seu ex-vice o resultado de picuinhas de gabinete.
• Como Garotinho já conversou com o prefeito Zito, presidente regional do PSDB, e conquistou o seu apoio, o que Marcello Alencar exibe hoje é um inaceitável ciúme de caudilho que não foi consultado antes. Pior para os dois caciques e para o PSDB fluminense se Garotinho não conseguir o apoio da direção nacional.
• A família do saudoso Barboza Leite teve uma agradável surpresa na sexta-feira, quando chegou à Biblioteca Governador Leonel Brizola para a festa do “Dia Municipal da Cultura”. No salão projetado por Oscar Niemeyer para abrigar a Escolinha de Arte Barboza Leite, estava exposto em local de destaque um óleo sobre tela do querido artista retratando o internacionalmente conhecido Joãozinho da Goméia, um dos ícones da cultura afro no Brasil e referência obigatória em matéria de Candomblé.
• A surpresa se deveu ao fato da obra estar há anos desaparecida, apesar dos esforços da família do artista para localizá-la. O mistério foi descoberto há poucos dias, depois que o retrato foi encontrado numa sacola de lixo, num terreno baldio do 25 de Agosto. Um curioso revirou a sacola, que tinha outros objetos antigos da história de Duque de Caxias, e encontrou o quadro de Joãozinho da Goméia.
• A tela, a partir de agora, fará parte do acerco do Instituto Histórico da Câmara e o presidente do Legislativo, o vereador Mazinho, está envidando todos os esforços para descobrir como e por que razão a obra de Barboza Leite foi jogada no lixo.
• Enquanto vivo, Joãozinho da Goméia sempre foi respeitado e admirado por milhares de pessoas, com seu nome e terreiro constando da lista de celebridades, entre as quais o Presidente JK, que, na inauguração da REDUC, pediu ao Cerimonial que mudasse o trajeto na volta para o Rio para que o político mineiro fizesse uma visita ao terreiro da Goméia, no Jacatirão.( Foto: Revista OriAxe)


NOVA TRAGÉDIA ANUNCIADA


Apesar da denúncia sobre a situação precária de um poste da rede de alta tensão nas proximidades do Hospital Infantil, de propriedade da Light, a empresa, controlada pelo governo de Minas Gerais, nada fez até agora. O poste foi “atropelado” por um coletivo em dezembro e, até hoje, está “amparado” em estacas de ferro, preso aos fios, ameaçando quem passe pela Av. Governador Leonel Brizola, antiga Presidente Kennedy. Além da gravidade da situação, o referido poste fica a menos de 100 metros da estação rebaixadora da empresa, que recebe energia de Furnas para distribuição em Duque de Caxias.(Foto: Beto Dias)

domingo, 22 de março de 2009

BAIXADA URGENTE

A CULTURA PEDE SOCORRO

Apesar do progresso econômico da região, a Baixada Fluminense carece de políticas públicas de incentivo às atividades culturais, basicamente sustentadas por pequenos grupos de artistas, intelectuais e ativistas culturais, ou a iniciativas de pequenas empresas. O maior apoio até hoje registrado no setor ocorreu no segundo Governo Zito, quando a Petrobrás aceitou financiar a construção do Centro Cultural Oscar Niemeyer, onde foram investidos mais de R$ 25 milhões. Ocorre que tanto o Teatro Municipal Raul Cortez quanto a Biblioteca Municipal Leonel Brizola, precisam de instrumentos legais para a captação de recursos, tanto do orçamento da Prefeitura, quanto de repasse do Governo do Estado, da União e até de empresas privadas, com base na lei de incentivos ficais à Cultura. A cidade comemorou em dezembro 65 anos de emancipação, mas os Teatros Municipais Armando Melo (TEMAM) e Raul Cortez, bem como o Procópio Ferreira, vinculado ao Legislativo, não tem existência legal, pois não têm autonomia administrativa e financeira para receber recursos e contratar pessoal ou adquirir equipamentos, ficando na dependência da boa vontade ou da capacidade do Secretário de Fazenda. Outro exemplo do descaso com a Cultura ocorreu na sexta-feira, “Dia da Cultura” no Município, quando foi encerrada a 10ª Feria do Livro, realizada pela Associação Brasileira do Livro na Praça Roberto Silveira, em frente à Secretaria de Cultura. Segundo os livreiros, a determinação partiu do Gabinete do Prefeito para que aquela área seja reformada a partir desta segunda-feira. Tal e qual o Forró e a Feira de Artesanato, os livreiros foram pegos de surpresa e tiveram que retirar as barracas às pressas sob ameaça dos “rapas” e das pás mecânicas da Secretaria de Serviços Públicos.
Quem se habilita a resgatar a Cultura de Duque de Caxias e da Baixada do limbo em que se encontra?
Por falta de apoio, a 10ª Feira do Livro acabou antes dos15 dias previstos.

VICE DE ZITO CRITICA A FALTA
DE RECURSOS PARA A CULTURA


Ao participar sexta-feira das comemorações ao Dia Municipal da Cultura representando o prefeito Zito, o vice-prefeito Jorge Amorelli criticou a falta de recursos no Orçamento para 2009 destinados à Secretaria de Cultura, apesar do crescimento da previsão orçamentária de 2008 para 2009, que deverá superar, mais uma vez, a casa de R$ 1 bilhão. Foi uma confissão
pública de como a Administração Pública no País encara as atividades ditas culturais. Com a crise econômica e a recessão mundial, que reduz as atividades das empresas e a receita de impostos e taxas, há receio de que o município não consiga atingir a previsão de arrecadar R$ 1,24 bilhão. Por essa razão, em todos os níveis de governo vem sendo feito o contingenciamento do orçamento para esse ano. Se faltar dinheiro para o essencial – pagamento de juros, da folha de pessoal e de custeio – não haverá folga no orçamento para investimentos. E a Cultura exige um esforço redobrado em investimento, tanto na construção e instalação de equipamentos – como teatros, museus, salas de concertos e exposições e oficinas – como na manutenção e administração desses equipamentos. Temos, por exemplo, o caso clamoroso dos 10 computadores (faoto) adquiridos em 2004, último ano do II Governo Zito, para equipar a Biblioteca Leonel Brizola. Hoje, apenas 4 estão conectados à rede de banda larga, permitindo o acesso ao acerto de bibliotecas de todo o País. Situação semelhante é a das vidraças da biblioteca, atingidas por tiros de fuzil em dezembro de 2005, mas que, passados 4 anos, estão do mesmo jeito, demonstrando a falta de zelo dos nossos administradores públicos para com a biblioteca, que é de todos, pois foi construída com dinheiro de impostos e taxas pagos por cada um dos brasileiros, mesmo os desempregados e os sem teto.

RÁPIDAS

• O Congresso Nacional continua uma fábrica de “cartórios” destinados a
sugar o sangue do contribuinte em favor de uns poucos privilegiados. Até o ano passado, o motorista dispunha de 30 dias para pedir a renovação da CNH. A partir do 30º dia do vencimento, ele estava impedido de dirigir, fato que seria normal em qualquer país organizado. Menos no Brasil!
• Nossos políticos aprovaram no final de 2008 uma lei que determina a extinção da CNH 30 dias após o seu vencimento. Com isso, o motorista terá de requerer uma nova habilitação, como um principiante.
• Além das indefectíveis taxas da nova CNH, o motorista terá de refazer o curso na Auto-Escola, o que exigirá um prazo de dois a três meses para conseguir uma nova Carteira de Habilitação, fora o dispêndio, em torno de R$ 1,2 mil. O profissional do volante ficará desempregado por conta da nova legislação.
• Outra inovação inexplicável exige que o condutor do veículo retire o plástico que protege o extintor de incêndio. Se o motorista for flagrado pelo guarda com o extintor embalado, como é comprado nos postos de serviço, mesmo que o equipamento esteja dentro do prazo de validade, o motorista perderá cinco pontos na carteira e pagará uma multa de R$ 127,50, para engordar os cofrinhos dos Detrans de todo o País.
• A Secretaria de Cultura está numa saia justa. A secretária Ana Jansen pediu a Zito autorização para recuperar as vidraças da Biblioteca Governador
Leonel Brizola, alvejadas por disparos de fuzil em dezembro de 2005 (foto). A realização dos serviços foi vetada pela Secretaria da Fazenda, que encontrou um processo em que uma empresa cobrou e recebeu, no final do ano passado, pela troca das vidraças, mas o serviço não foi executado.
• Além da Procuradoria Geral do Município e do TCE, Zito está disposto a pedir ajuda do Vaticano. Afinal, pode se tratar de um milagre o fato das vidraças, mesmo depois do conserto, apresentarem os mesmos furos de bala que havia em dezembro de 2005. “Se non é vero, é ben trovato!”
• Muita gente estranhou o pequeno público que participou da festa de comemoração do “Dia Municipal da Cultura” e das homenagens a Barboza Leite, na sexta-feira, na Biblioteca Leonel Brizola. É que, um pouco antes, o Teatro Raul Cortez, que fica ao lado, estava lotado para a visita do Ministro da Justiça, Tarso Genro, que iria anunciar a liberação de R$ 13 milhões para melhorara a Segurança no município.
• Tão logo o ministro saiu, a claque do prefeito bateu em retirada, deixando frustrados os organizadores da I Conferência Municipal de Segurança Pública e Cidadania. Para debater um assunto tão importante para a cidade, que hoje lidera a lista das cidades mais violentas do Estado, só ficaram os representantes de ONGs e movimentos sociais.
• Como Zito acompanhou o ministro na volta ao Rio, a claque achou que já “marcara ponto?” e se mandou para a Barra e adjacências. Culpa do Zito, por importar “aspones”, uma perda de tempo quando há dezenas de “aspones” desocupados por aqui e até na Laureano.
• Esta semana, quando fizer o “provão” do Secretariado, como prometeu na posse, o prefeito pode pedir a lista dos presentes na visita do ministro e a outra, da conferência, e checar quem ficou para a segunda. Ele fazia isso nas “reuniões de trabalho” no governo anterior. Não custa tentar, novamente, ver quem está pegando no batente e quem está só fazendo figuração no governo.

DESORDEM INVADE NOVA CAMPINAS

Segundo denúncia do blog “Observatório Comunitário de Nova Campinas”, é flagrante o desrespeito por parte de alguns comerciantes ao Choque de Ordem da Prefeitura. As calçadas continuam servindo de estacionamento, além de ocupadas também por barracas, mesas de sinucas, mercadorias e uma infinidade de irregularidades ao longo da Avenida B. As fotos postadas são provas irrefutáveis de que a Secretaria de Serviços Públicos ainda não chegou a nova Campinas. Até quando, Zito?
Fonte: Observatório Comunitário